• Juarez Lucas

Gestão e contabilidade na advocacia: um novo paradigma

O mercado jurídico está em expansão. Pesquisa lançada por uma consultoria especializada apontou que, no fim de 2018, o Brasil estaria com um milhão de advogados inscritos na Ordem. A área de educação acompanha o ritmo: mais de mil instituições lecionam Direito no País; e a economia também agradece, com escritórios sendo abertos todos os dias com foco em áreas cada vez mais segmentadas.

Mas, para além dos números, é preciso olhar para um ponto crucial de todo negócio, jurídico ou não: a gestão. Ter a função de sócio em um escritório de advocacia é trabalho árduo, pois, além das funções relacionadas ao trato jurídico, é necessário se dedicar a atividades administrativas, comerciais, financeiras, contábeis, de recursos humanos, entre tantas outras que todo bom empreendedor conhece bem.

A dificuldade, porém, vem se transformando em profissionalização. Tem aumentado também a quantidade de escritórios preocupados com qualidade, organização, obrigações legais, marketing etc. Antigamente, por exemplo, muitos advogados preferiam atuar de forma autônoma por considerarem ser "mais fácil" do que se dedicar ao processo de abertura de uma pessoa jurídica. Hoje, vemos a busca pela legalização do negócio como um dos passos iniciais.

Outro movimento que vem ganhando força é a procura por assessoria contábil. Grande parte dos advogados não sabe como e nem deve tomar a frente da contabilidade de seu escritório, pois os riscos de erro nessa área tão sensível podem ser altamente prejudiciais para a sustentabilidade do negócio ou, ainda pior, comprometerem seu funcionamento a depender das sanções aplicadas por órgãos fiscalizadores.

Por isso, podemos dizer que a contabilidade para escritórios de advocacia vai além dos valores cobrados. Por trás dela há uma complexa gestão financeira e de riscos, que vai calcular impostos, custos, obrigações legais, entre outros aspectos que precisam ser conduzidos de forma correta e alinhada aos paradigmas previstos na legislação brasileira. Sendo assim, a possibilidade de redução de custos e sucesso do negócio só tendem a aumentar.

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